Sejam Bem Vindos

Clique nas imagens para amplia-las

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

ARGONAUTIDAE


Os Argonautidae é um grupo único de polvos pelágicos que vivem em águas tropicais e temperadas. Estes animais são conhecidos por ter uma concha bastante fina e branca produzida apenas pelas fêmeas. O primeiro par de braços é modificado ( similar a bandeiras), usado para a produção da concha e para segurá-la. Os machos são anões quando comparados à fêmea, seu tamanho chega a 10% do tamanho das fêmeas e não possuem concha. Os seus olhos são bem desenvolvidos e grandes. Ainda hoje, pouco se sabe sobre a vida destes animais.




Em 1825 Delle Chiaje descobriu um pequeno corpo preso à fêmea do Argonauta e concluiu que era um parasita. Em 1829, Cuvier estudando mais espécimes concluiu que estes "parasitas" pertenciam a um novo gênero o qual denominou Hectocotylus, que significa verme de 100 ventosas, já que lembrava o braço de um cefalópode. Foi apenas entre os anos de 1845 e 1846 que Kölliker descobriu que a pele deste "verme" possuía cromatóforos e que as ventosas eram muito parecidas às da fêmea de Argonauta. Em uma pequena cavidade também encontrou células de esperma iguais às de um cefalópode. Concluiu então que o "verme" era um macho de Argonauta que havia entrado na fêmea para fertilizar seus ovos. Publicou então em 1849 a descrição do macho incluindo os órgãos digestivos, sistema circulatório e respiratório! O verdadeiro macho de Argonauta foi apenas descrito por Müller (1853), e Kölliker admitiu seu erro. O nomeHectocotylus é hoje aplicado para descrever o braço modificado para transferência de espermatozóides na maior parte dos cefalópodes.

Sua concha de estrutura calcária, que é fina e comprimida lateralmente, podendo ter uma dobra para fora que forma uma 'orelha’. A concha pode alcançar até 30 cm (Nesis, 1982). A concha dos Argonautas não tem a mesma origem que a concha dos outros moluscos, seria uma inovação evolucionária. A verdadeira concha dos cefalópodes são as conchas dos Nautilus (Naef, 1921-23).


A peça pertence a minha coleção particular.
Foto: Rubem Santos
Fonte: http://www.conchasbrasil.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário