Oi,
Criei este blog com o intuito de ajudar aos colecionadores, simpatizantes ou apenas curiosos a identificar suas conchas.
O que são conchas?
A concha é uma formação de carbonato de cálcio encerrado numa rede protéica secretada pelo molusco que funciona como um esqueleto protegendo o corpo mole do animal.
Zoologicamente os moluscos estão divididos em cinco classes principais:
GASTRÓPODES: é a maior classe, onde estão os moluscos que possuem conchas em espiral; são os conhecidos caramujos, caracóis, búzios e tantas outras denominações populares. As lesmas de jardim e as lesmas do mar (ambas sem concha) também se encaixam neste grupo.
BIVALVES: como o nome diz, compreendem as conchas que possuem duas valvas. São mariscos, ostras e tantas outras “conchinhas” que achamos freqüentemente nas praias.
CEFALÓPODES: esses animais são geralmente desprovidos de conchas, salvo poucas exceções como o Nautilus e o Argonauta. Nesta classe estão os polvos, lulas e calamares.
ESCAFÓPODES: todas as conchas desse grupo pouco conhecido têm a concha em forma de dente de elefante.
POLIPLACÓFOROS: esse grupo é bem menos conhecido. Esses moluscos possuem um conjunto de oito placas que cobrem o animal e podem se enrolar como um “tatu-bolinha”.
Encontramos as conchas em todos os ambientes: nas florestas, rios, lagos, mares ou até nos jardins de nossas casas. São cerca de 80.000 espécies com enormes variações. Existem conchas com menos de um milímetro de comprimento e outras que chegam a mais de um metro.
Rubem P. dos Santos
Fonte: http://www.conchasbrasil.org.br/