Sejam Bem Vindos

Clique nas imagens para amplia-las

domingo, 19 de dezembro de 2010

Molusco ou Planta?

Viver de luz?
Plantas, vocês não são assim tão especiais. Essa é a mensagem do molusco Elysia chlorotica, que parece e age como uma folha. Essa lesma pode viver de luz solar a vida toda,  que dura até um ano, e para isso  precisa apenas de uma pequenina alga amarela (Vaucheria litorea).
Captar energia solar pela fotossíntese é coisa de planta, muita gente pensa. Mas décadas atrás biólogos perceberam que as lesmas marinhas roubam partículas celulares chamadas cloroplastos das algas que elas comem e as usam pra transformar gás carbônico em açúcares. Em 2007, demonstrou-se que essas lesmas incorporam os genes das algas a seu DNA. Isso lhes permite produzir as proteínas vegetais necessárias para manter os cloroplastos em suas células por tempo prolongado.


O corpo folhoso de 5 cm da E. chlorotica permite-lhe  captar a luz solar para a fotossíntese. A clorofila em suas células dá à lesma a cor verde.



Um adulto da espécie Elysia chlorotica são geralmente de cor verde brilhante, devido ao seu hibridismo. No entanto, podem ser avermelhadas ou de cor acinzentada. depende da quantidade de clorofila nas glândulas digestivas, que se ramificam por todo seu o corpo. A espécie pode crescer até chegar aos 60 milímetros de comprimento, mas normalmente crescem até 30 milímetros de comprimento.
Elysia chlorotica alimenta-se de algas Vaucheria litorea. A lesma, mantém a alga firme em sua boca e suga o conteúdo. Ela mantem os cloroplastos ilesos, armazenando-os dentro de suas próprias células de todo o seu sistema digestivo, a aquisição dos cloroplastos por meio da alimentação é logo após a metamorfose, lesmas juvenis apresentam coloração marrom com manchas vermelhas até que alimentam de algas, altura em que eles ficam verdes, a lesma precisa continuamente alimentam de algas para reter os cloroplastos, mas ao longo do tempo os cloroplastos se tornam mais estáveis, incorporado-se nas células do intestino.
A incorporação dos cloroplastos dentro das células de E. chlorotica permite a lesma realizar a fotossíntese, isto é benéfico para a lesma durante períodos de tempo onde as algas não estão disponível em quantidade suficiente. A Elysia chlorotica pode sobreviver meses sobre os açúcares produzidos através da fotossíntese realizado por seus próprios cloroplastos.

Um comentário:

  1. Só existe uma palavra pra resumir esse ser fascinante: PERFEIÇÃO... A natureza é mto perfeita em cada mínimo detalhe e criatura...
    Mtooo legal o post.. ;)

    ResponderExcluir